domingo, 30 de junho de 2013

Santa Águeda e Minha Espiritualidade



"Santa padroeira do combate contra o Câncer de Mama"

Águeda ficou conhecida tanto pelo seu nome Águeda, como por Ágata. Águeda quer dizer "Boa".

Hoje é a padroeira da mastologia e das pacientes que sofrem de câncer mamário. Seu dia, 5 de Fevereiro, é tido como o dia da mamografia. 

Segundo o que se conta, Santa Águeda (a santa boa) foi entregue a uma mulher de má conduta para desviá-la de Deus. Como mantivesse a ‘firmeza da fé, foi submetida a cruéis torturas: desconjuntamento dos ossos, mutilação dos seios. Foi arrastada sobre cacos de vidros, carvões em brasa.

Santa Águeda não gritou, não chorou e rezou durante todo o tempo do martírio em devoção a São Pedro Apóstolo, até que os soldados, em um gesto extremado, amputaram seus seios, arrancando-os.

Quem me conhece sabe que sou filha de portugueses e meus pais escolheram meu nome em homenagem a Santa Águeda. Essa santa é figurada com um vaso numa mão, cheia de seios cortados, e na outra com uma faca ou um par de tenazes. Portugal tem uma cidade com o seu nome e lá ela tem grande número de devotos.

Minha espiritualidade transcorre por vários caminhos. Apesar de ter sido criada nos preceitos da religião católica, a vida muitas vezes me colocou fazendo questionamentos. Hoje, me sinto tranquila, figuro entre aqueles que acreditam na existência de um ser maior sempre a meu lado, me protegendo, mas sou distante dos rituais ou dogmas. Sempre me achei e ainda me considero uma pessoa privilegiada em todos os sentidos. Mantenho a postura de sempre seguir minha consciência, porque que se Deus existe, ele faz parte dela. Deus é presente no amor que sinto, no bem que pratico ao meu semelhante e dentro de minha alma não existe espaço para o mal, culpas ou ressentimentos. Esse é meu lema, essa é a minha crença! e por desígnios ou mera coincidência esse é meu nome: Águeda! Por esse motivo tão coincidente do nome da santa e por ser a protetora das mulheres com esse câncer foi que achei interessante fazer essa postagem sobre essa santa.

Oração:

"Ó gloriosa virgem mártir Santa Águeda, que para não trair a fé em Jesus Cristo preferiste ter os seios arrancados no martírio e miraculosamente curados na prisão, olhai por vossas filhas que cheias de confiança, se dirigem a vós. Vós soubestes conservar-vos íntegra diante de Deus. Liberta-nos da tentação de trocar nossa fé por valores passageiros que nos afastam de Deus. Jovem que fostes, livrai nossos jovens das drogas, do consumismo, da prostituição e de todo tipo de exploração e como disseste ao vosso torturador: "Não te envergonhas de mutilar na mulher o tua mãe te deu para dele tirares o alimento?"  Livrai-nos de todos os males da mama para que a cada dia vivendo como verdadeiras cristãs, possamos dizer convosco: Tenho na minha alma os seios íntegros com os quais nutro todos os meus sentidos que desde a infância consagrei a Cristo Jesus. Amém. Reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e um Glória ao Pai."

Um comentário:

Cancer de Mama Mulher de Peito disse...

Próximo da minha mastectomia, uma amigo querido chegou em casa e colocou em minhas mãos uma Santinha com a imagem de Águeda.
Disse que sua mãe, estava orando por mim.
Achei de uma delicadeza o gesto, principalmente por não há conhece-la.
Como acredito que o "acaso" definitivamente não existe.
Aceitei o carinho e toda a energia boa vinda dele.
Bom reler aqui a vida da Santa Águeda.
Bjs.
Wilma